Coordenador : Luciano Gomes de Medeiros Junior
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389752.2206.109126.16022023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores e alunos das escolas de Educação Básica participantes do projeto e discentes do curso de graduação em Licenciatura em Física, além do público em geral que visitará a exposição no campus durante a SNC&T 2023.
Local de atuação: Campus do INFES/UFF em Santo Antônio de Pádua e escolas de Educação Básica da região do Noroeste Fluminense.
Objetivo
Criar uma exposição de experimentos simples e divertidos de Física no campus do INFES/UFF, que irá circular por algumas escolas de Educação Básica do município de Santo Antônio de Pádua e municípios vizinhos como Itaocara e Miracema, visando à desmistificação e popularização da Física na região do Noroeste Fluminense. Também temos a pretensão de ajudar os alunos do Ensino Médio no desenvolvimento e entendimento de alguns conceitos que poderão ser abordados na prova do ENEM. Objetivos específicos • Oferecer atividades dirigidas, através das exposições, ao público escolar da Educação Básica, desmistificando a Física e ampliando a interação entre a sociedade e a Universidade; • Contextualizar alguns temas que poderão cair na prova do ENEM através de experimentos simples e divertidos. • Divulgar, através das exposições, a Ciência e a Tecnologia no Noroeste Fluminense; • Mostrar para o público como a Física faz parte do cotidiano em que estão inseridos; • Treinar alunos da graduação em Licenciatura em Física para serem monitores, mostrando-os desde já a importância dos experimentos no Ensino de Física; • Mostrar aos professores de Matemática, Biologia ou áreas afins, que lecionam Física, como a utilização de pequenos experimentos confeccionados com materiais de baixo custo ou de sucata pode enriquecer e muito suas aulas, despertando a curiosidade dos alunos para determinados fenômenos e conceitos.
Resumo
A principal proposta desse projeto é o de desmistificar a Física no município de Santo Antônio de Pádua localizado na região do Noroeste Fluminense, onde a carência por centros de ciências e de museus é bastante acentuada. Esse projeto versa a construção de uma exposição de experimentos de Física confeccionados com materiais recicláveis e de baixo custo, atingindo tanto os alunos quanto os professores da rede pública de Educação Básica. Os experimentos, quase todos contra intuitivos, serão apresentados de forma divertida e interativa, onde o público poderá brincar aprendendo alguns conceitos da Física. Concomitantemente às exposições, será oferecida aos professores das escolas visitadas uma oficina (Curso Formação Continuada), onde os mesmos aprenderão a confeccionar alguns experimentos de Física feitos de materiais de sucata se de baixo custo. Tais experimentos servirão como importante ferramenta na contextualização de alguns conceitos da Física em suas aulas, tornando-as mais interessantes e estimulantes.